sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rodada de fogo...

Chegando a hora da última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2011 me vem uma sensação de que será A rodada. Muitos gols, muita emoção, muita zoação entre rivais, e muito assunto pra segunda-feira. É uma pena que quarta-feira já tenha jogo, pois se a rodada for mesmo como eu acho que será, teríamos a semana toda pra brincarmos com nossos amigos e fazer o que dá a maior graça no futebol: tirar sarro uns dos outros. Então lembrem-se de agradecer aos gênios que montam as tabelas dos campeonatos.
E é sobre essa montagem de tabela que eu gostaria de abrir o debate. Será mesmo legal escalar os clássicos pra última rodada do campeonato? O lado bom já começa sendo um tiro no pé, pois dizer que é para evitar que os times que chegarem ao fim do campeonato sem maiores pretensões, entrem em campo sem motivação. Ok, não podemos tapar o sol com a peneira, isso pode mesmo acontecer. Mas que é um tiro, não no pé, mas na ética. Assumimos que não existe ética e forçamos a barra com os clássicos. O lado ruim da coisa é que pode ser que alguns jogos cheguem ao fim sem o público que mereciam. Entretanto acredito que o fator rivalidade é maior e os torcedores devem ir ao estádio seja pra comemorar algo, ou mesmo para vencer seu adversário e dar aquela sacaneada, já que isso pode afastá-lo de título, vaga na Libertadores, ou mesmo rebaixamento.
Eu acho que temos mais chances de bons frutos do que dos estragados. Veremos.

E a Sulamericana? Os brasileiros acabam de fechar a sua participação no que podemos chamar de fase caseira, onde eles se enfrentam e vão pro que parece ser a fase internacional. E essa fase já começa nas oitavas de final. Os brasileiros se forem longe, se enfrentam nas semi finais assim: Bota x SP e Fla x Vasco.

E falando em Fla x Vasco, eles se enfrentam nesta rodada final e acho que quem vencer salta na tabela, pois o Palmeiras deve complicar a vida do Corinthians e o Santos vence o São Paulo dentro da Vila Belmiro.
Impossível dizer que há favoritismo, até porque os dois estão bem na tabela e têm equipes muito fortes.

Se alguém aí curte um bolão, aqui vai uma dica. Resolvi apostar apenas em vitórias nos bolões que participo, e isso vem me dando mais pontos do que antes, quando eu escolhia algumas partidas e acreditava em empates. Rodada de clássicos tem grandes possibilidades de pintar vários empates... rsrsrs

E o Cartola???
Rodada de clássicos sempre deixa uma pulga atrás da orelha sobre quem escalar. Apostar nos jogadores que se enfrentam nas chamadas partidas sem lógica (usei este termo pois sempre dizemos que em clássico tudo pode acontecer), como diria Jardel: "clássico é clássico e vice versa", sempre é complicado. Ronaldinho vem bem, certo? Mas e se o Fla não funciona no clássico? O Dedé pode ser uma boa aposta, pois tem muitos pontos em desarmes, mas sem o Anderson Martins, ele pode ficar sobrecarregado e ficar na roubada. Quem joga pelo lado dele, é o R10, mas este não parte tanto pro drible, o que desfavorece as roubadas de bola. Se há boas apostas em termos de roubadas de bola, citarei duas: Williams (óbvio) e quem jogar pelo lado esquerdo do Vasco, já que a chance do Negueba entrar jogando é boa. Por que? Óbvio de novo, ele parte pra cima em todas as jogadas que recebe a bola, e claro que vai perder algumas, o que pode render pontos pro seu maracardor. Contudo, lembrem-se que cartões também acabam acontecendo. Eu não garantiria pontos pros ataques dos dois times.
Sobre Flu x Bota já acho o contrário. Os ataques têm grandes chances de pontuar bem, pois esse jogo tem cara de que terá muitos gols. A defesa do Flu vem se mostrando irregular e isso com Herrera que mesmo em má fase corre e luta o tempo todo e Loco Abreu que vem em boa fase e me trás uma sensação de que pode arrebentar, assim como contra o Vasco. Eu diria uns quatro ou cinco gols, e quase todos em bolas paradas.
No clássico de Curitiba o time alvi verde tem maiores chances, mesmo em respeito ao trabalho do técnico Renato Gaúcho, acredito no Coxa que faz muitos gols em casa. Então apostas no ataque coxa branca. Marcos Aurélio mais que Bill.
Coelho e Dragão deveria ser um sacode pro Atlético-GO que vem de boas vitórias sobre Santos, Flamengo e Grêmio. Nada faria mais sentido do que uma vitória deles, mas como falamos de futebol. Apostas no goleiro e atacantes do Dragão traz boas expectativas.
Nos clássicos paulistas o Santos vence um, no outro jogo eu não faço idéia. Acho que a crise que parece se instalar no Timão pode afastar a derrota dos Porcos que fizeram 97 anos hoje, sexta-feira.
O Ceará vai passear sobre o Bahia, quem tiver coragem  pode escalar defesa, meio e ataque dos caras. Isso eu garanto pra vcs se quiserem garantir uns 60 ou 70 pts. Mas vou logo avisando, é um risco.
Figueirense x Avaí será muito equilibrado, com leve tendência pros Figueiras.
O clássico mineiro nos leva logo ao pensamento de escalar jogadores da Raposa, mas o Galo vem crescendo. Quarta na Sulamericana fez um bom jogo, mas não sabemos até que ponto o Glorioso jogou seu máximo, pois com 1 x 0 no placar, a fatura já estava definida.
Chegamos ao GreNal... dentro do Olímpico o Inter chega com muito favoritismo, mas graças às palavras do velho Jardel, sabemos que não podemos contar com o ovo na cloaca da galinha.

Quando fechar o mercado eu venho deixar meu time aqui... se der tempo, pois terei aula até 17h.

Um abraço e bom fim de semana.
Estarei no engenhão, domingo. Quem sabe não rola um post direto de lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário